Inscrições abertas para bolsa de pesquisa Capes-Humboldt na Alemanha

18/07/2023 08:56

banner for CAPES - Alexander von Humboldt Call A Bolsa de Pesquisa Capes-Humboldt permite que pós-doutorandos realize sua própria pesquisa em vários estágios de sua carreira em colaboração com um anfitrião em uma instituição de pesquisa alemã de sua escolha. Os institutos anfitriões geralmente receberão um subsídio para os custos de pesquisa. Algumas maneiras de realizar a pesquisa são:

• Pós-docs: Beneficie-se do patrocínio de pesquisa na Alemanha no início de sua carreira acadêmica. A Bolsa de Pesquisa Capes-Humboldt para pesquisadores brasileiros de pós-doutorado permite que realize pesquisas na Alemanha. O valor mensal da bolsa é de €2.600. As bolsas podem durar de 6 a 24 meses.
  • Pesquisadores experientes: Ainda é possível se candidatar a um patrocínio de pesquisa na Alemanha, mesmo que já esteja bem avançado em sua carreira acadêmica. A Bolsa de Pesquisa Capes-Humboldt para pesquisadores brasileiros experientes permite que você realize pesquisas na Alemanha. O valor da bolsa é de € 3.100. As bolsas podem durar de 6 a 18 meses e podem ser divididas em até três estadias em um período de três anos.

Além do valor da bolsa, o candidato também receberá apoio pessoal durante todo o seu patrocínio. Antes da bolsa de pesquisa, o interessado e seu parceiro conjugal poderão participar de um curso intensivo de idiomas. Assim, terá-se flexibilidade para determinar a data de início da bolsa. Também está disponível apoio financeiro adicional, incluindo benefícios familiares para filhos e parceiros conjugais e subsídios para despesas de viagem.

Para se candidatar, os inscritos devem seguir alguns critérios:

• Nacionalidade: Deve ser brasileiro ou ter status de residente permanente no Brasil. Cidadãos alemães podem se candidatar, desde que estejam vivendo e trabalhando no Brasil há pelo menos cinco anos e com a premissa de permanência;
  • Residência: Deve residir no Brasil e ter morado fora da Alemanha por pelo menos 12 dos últimos 18 meses. Confirmação de que as instalações de pesquisa estão disponíveis/declaração do anfitrião. Um pesquisador de uma instituição acadêmica de sua escolha na Alemanha lhe fornecerá um acordo de orientação e uma confirmação por escrito de que as instalações de pesquisa estão disponíveis, além de compilar uma avaliação detalhada para você;
  • Confirmação de que as instalações de pesquisa estão disponíveis/declaração do anfitrião: Um pesquisador de uma instituição acadêmica de sua escolha na Alemanha lhe fornecerá um acordo de orientação e uma confirmação por escrito de que as instalações de pesquisa estão disponíveis, além de compilar uma avaliação detalhada para o candidato;
  • Conhecimentos de idiomas: Ciências naturais e engenharia: Deve ter um bom conhecimento de alemão ou inglês. Ciências humanas, ciências sociais e medicina: Deve ter um bom conhecimento de alemão se isso for necessário para conduzir sua pesquisa com sucesso. Caso contrário, um bom conhecimento de inglês será suficiente.

As inscrições vão até 30 de novembro de 2023 e, para mais informações sobre o programa e o processo de inscrição, acesse aqui.

Tags: alemanhaBolsas de PesquisaPós-graduaçãoServidores