[Espanha] Fundação Carolina anuncia Bolsas de Estudo para o Ano Acadêmico 2024-2025
A Fundação Carolina abre as inscrições para sua 24ª convocatória de bolsas de estudo, oferecendo um total de 669 oportunidades em diversas áreas de conhecimento para o ano acadêmico 2024-2025. As modalidades de bolsas de estudo da Fundação Carolina incluem bolsas de pós-graduação, direcionadas a graduados da Comunidade Ibero-Americana de Nações, bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado para professores e pesquisadores latino-americanos, programas de mobilidade do professorado e bolsas e estudos institucionais para fortalecimento institucional.
Os prazos para solicitação variam de acordo com as modalidades, sendo de 11 de janeiro a 14 de março de 2024 para bolsas de pós-graduação e estudos institucionais, exceto para o programa de ECV, que encerra em 21 de fevereiro. Para bolsas de doutorado, estadias curtas e mobilidade, as inscrições estarão abertas de 11 de janeiro a 4 de abril de 2024.
Dentre as modalidades oferecidas, destacam-se 251 bolsas de pós-graduação, 100 bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado, 106 renovações de bolsas de doutorado, 36 bolsas de mobilidade de professores e 176 bolsas de estudos institucionais. A convocatória abrange 185 programas acadêmicos, criteriosamente selecionados com base na qualidade e relevância em face dos desafios sociais contemporâneos.
Uma novidade nesta edição é a inclusão do programa de mobilidade de estâncias de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), oferecendo 20 bolsas de estudo, 10 das quais para estudos em centros de pesquisa do CSIC e outras 10 para centros de pesquisa e universidades na América Latina. Essa iniciativa consolida o compromisso da Fundação Carolina com a internacionalização e a colaboração científica.
Os interessados podem obter mais informações e realizar suas solicitações por meio da página oficial do programa.
Perguntas frequentes relacionadas à solicitação de bolsas de estudo podem ser encontradas neste link.