IMCI divulga 2ª Palestra Anual Paulo Freire e abre inscrições para participação online

20/09/2023 12:52

Paulo Freire Lecture: 'Conscientization in Times of Cognitive Injustice'Institute for Media and Creative Industries (IMCI) da Universidade de Loughborough, em Londres, anuncia que a 2ª Palestra Anual Paulo Freire será proferida por Anita Gurumurthy, Diretora Executiva da IT for Change com sede na Índia, em 27 de setembro de 2023, às 18h30 (BST). Sua palestra, intitulada “Conscientização em Tempos de Injustiça Cognitiva”, explorará uma ideia freiriana fundamental em tempos de Inteligência Artificial (IA) e bots.

A palestra examinará criticamente a revolução da IA e suas premissas fundamentais, convidando os participantes a recorrer a Freire para entender como a tecnização do conhecimento, hoje, exorta a descoberta de silêncios preservados cuidadosamente para servir aos circuitos do capitalismo cognitivo. Ele explorará a arqueologia da consciência em uma sociedade pós-humana, perguntando como devemos agir para erradicar a opressão em um novo mundo de injustiças descaradas. Mesmo que o conhecimento se torne ostensivamente mais acessível, reordenado como é por meio da IA, a reflexão e a ação hoje exigem um processo de descoberta dos corpos e das pessoas cujas vidas estão emaranhadas nessa (des)ordem.

O evento será presencial na Universidade de Loughborough, mas também é possível participar de forma online. A inscrição para ambos formatos é obrigatório e deve ser realizado neste link.

Para mais informações sobre a palestra e a série de Palestras Anuais Paulo Freire, basta acessar o site oficial do programa.

Tags: GraduaçãoPalestraPaulo FreirePós-graduaçãoServidores