Revista Ikala e Cátedra UNESCO convidam autores para discussão sobre Multilinguismo e seus impactos globais

25/07/2023 11:46

Em uma iniciativa, a Revista de Língua e Cultura “Ikala”, em parceria com a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está organizando uma proposta à reavaliação dos modos de comunicação, interpretação, tradução e compreensão da linguagem, paisagens e textos, com foco no multilinguismo e suas implicações para a sociedade contemporânea.

Sob o título “Reavaliando o mundo glocal: O impacto do multilinguismo na comunicação global”, o programa visa convidar autores interessados a explorar as múltiplas facetas do multilinguismo e sua relevância para a vida moderna em um mundo cada vez mais interconectado.

O projeto é uma celebração da incorporação da Universidade de Antioquia à Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo em 2022, contando com a participação de 31 universidades de 17 países em 4 continentes, trabalhando em 11 idiomas diferentes. Seu objetivo é investigar as relações entre o multilinguismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conforme destacado por Oliveira (2019). Um dos principais focos dessa edição especial é o Atlas Mundial de Línguas (AMA) e a Década Internacional de Línguas Indígenas da UNESCO (2022-2032), para os quais a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo está direcionando sua atenção. A preservação das línguas nativas e a integração do movimento multilíngue em expansão são aspectos cruciais para a promoção da diversidade linguística e cultural, como enfatizado por Kelly-Holmes (2019).

Para alcançar os objetivos do projeto UNESCO e garantir uma abordagem ampla, foram desenvolvidos 9 eixos ou áreas de interesse específicas, incluindo:

1. Multilinguismo e internacionalização
  2. Multilinguismo e mediação intercultural
  3. Multilinguismo e ensino de línguas
  4. Multilinguismo, tradução e acessibilidade
  5. Multilinguismo, economia da língua e direitos linguísticos
  6. Multilinguismo e teorias da informação e da comunicação
  7. Multilinguismo, fronteiras e diásporas
  8. Multilinguismo e literatura
  9. Multilinguismo e oraliteratura

Este evento contemplará seis desses eixos, abordando temas como mediação intercultural, direitos linguísticos, tradução e acessibilidade, literatura multilíngue, políticas e planejamento para o multilinguismo, bem como educação multilíngue. Essas áreas têm como ponto central o multilinguismo, que desempenha um papel crucial na comunicação, na coexistência de culturas e na promoção de entendimento entre diferentes grupos e indivíduos. Através dessa iniciativa, a Revista Ikala e a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo esperam fomentar um amplo debate acadêmico e incentivar a reflexão sobre como o multilinguismo pode ser melhor explorado para atender às necessidades globais de comunicação e entendimento mútuo.

Autores interessados em contribuir para este número temático são convidados a submeter seus trabalhos até 25 de setembro, seguindo as diretrizes de submissão da Revista Ikala.

Para saber mais, acesse a chamada oficial completa em Português, Inglês e Espanhol.

Tags: Eventos e oportunidades internacionaisPós-graduaçãoPublicaçãoServidoresSubmissão de TrabalhosUFSCUNESCO