Chamada para projetos de Cooperação Internacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (RD&I)

18/07/2023 09:06

bannerA Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) lançou a 32ª Chamada IraSME para projetos de cooperação internacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (RD&I). O IraSME é uma iniciativa que une um total de cinco países – Brasil; Bélgica, com as regiões de Flandres e Valônia; Alemanha, Luxemburgo e Turquia – na promoção de projetos de inovação industrial. O objetivo da chamada é apoiar o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços técnicos.

O que é financiado nessa oportunidade é:

  • Desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços técnicos que excedam o atual estado da arte internacional;
  • Desenvolvimento técnico/experimental até o nível de protótipo;
  • R&D com riscos técnicos significativos para cada parceiro financiado;
  • Constelação mínima: 2 empresas de 2 países/regiões participantes.

A aprovação dos projetos e sua contratação direta ocorrem entre a empresa e uma Unidade EMBRAPII (Ver Unidades em: https://embrapii.org.br/unidades-embrapii/). A empresa deve contribuir com pelo menos 1/3 do custo total do projeto em recursos financeiros.  O valor total dos projetos é negociado diretamente com a Unidade EMBRAPII. Dependendo da modalidade de financiamento, o projeto poderá receber até 50% de recursos não reembolsáveis.

As inscrições devem ser feitas até 27 de setembro de 2023 e, para saber mais sobre o processo de inscrição e o programa, clique aqui.

Tags: Eventos e oportunidades internacionaisPós-graduaçãoServidores