Programa Chevening abre inscrições para bolsas integrais de mestrado no Reino Unido

03/10/2023 14:00

As inscrições para as Bolsas Chevening referentes ao ano acadêmico 2024-2025 estão abertas até o dia 7 de novembro de 2023.

O Programa Chevening é uma iniciativa do governo britânico que fornece bolsas integrais de mestrado, para todas as áreas do conhecimento, sem limite de idade, e está presente em mais de 160 países ao redor do mundo. Só no Brasil, aproximadamente 50 são selecionados por ano.

Financiado pelo Foreign, Commonwealth and Development Office do governo do Reino Unido, o Programa oferece oportunidade para quem quer realizar o mestrado no Reino Unido durante um ano, com todas as despesas cobertas, inclusive as taxas de matrícula. Para isso, todos os candidatos à Bolsa Chevening devem submeter os documentos requeridos, referências e indicar suas universidades de interesse no Reino Unido.

Durante o processo de inscrição para a Bolsa Chevening, os candidatos serão solicitados a escolher três cursos em até três universidades no Reino Unido, nas quais já se inscreveram ou pretendem fazê-lo. Cada candidato deverá selecionar três cursos de mestrado distintos, que podem ser na mesma instituição ou em até três universidades diferentes. A relação de cursos disponíveis pode ser consultada neste link. O prazo de inscrição para os cursos no Reino Unido dependerá das datas especificadas por cada instituição de ensino, que podem ser encontradas nas páginas de cada curso.

É importante observar que as Bolsas Chevening requerem que os candidatos tenham pelo menos dois anos de experiência de trabalho. Os tipos de experiência de trabalho aceitáveis englobam emprego em tempo integral, meio período, voluntariado e estágios remunerados ou não remunerados.

Vale lembrar que o Programa Chevening não exige mais o certificado de proficiência em inglês para participar do programa, mas todo o processo é realizado em inglês e as universidades britânicas pedem testes de proficiência para aprovarem os candidatos em seus programas de mestrado (o nível exigido varia de curso e universidade).

Durante todo o processo seletivo, os candidatos receberão atualizações por e-mail sobre o status de suas inscrições e poderão acompanhar seu progresso por meio do sistema de inscrição online. Ao concluir o programa, os beneficiários das Bolsas Chevening se tornam parte de uma comunidade global de egressos da Chevening, que abrange mais de 55 mil pessoas.

Confira abaixo a programação do programa:
Agosto a Novembro de 2023- Aplicações Online
Dezembro de 2023 a Janeiro de 2024 – Revisão da candidatura pelo comitê de avaliação
Março a Abril de 2024- Entrevistas
Junho de 2024 – Resultado das Entrevistas
Setembro de 2024 – Início das aulas

Para mais informações sobre o programa e o processo de candidatura, acesse aqui.

Tags: Bolsas de EstudoCheveningMestradoPós-graduaçãoReino Unido