Inscrições para Pós-Doc Brasil x Europa: Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie (IF)

29/07/2020 17:13

Euraxess Brazil está com inscrições abertas às Bolsas Individuais (Individual Fellowships – IF) das Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) oferecidas às instituições e aos pesquisadores brasileiros.

A chamada MSCA IF – a última do Horizonte 2020 – está aberta até 9 de setembro.

EURAXESS Brazil é uma iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de promover a mobilidade internacional de pesquisadores. Entre outras atividades, realiza-se a promoção e a divulgação dos fomentos da Comissão Europeia para esta mobilidade.

As Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) financiam, entre outras coisas, a mobilidade de pesquisadores experientes (pós-doc), por meio de suas Bolsas Individuais (IF). Há duas modalidades de IF:

  1. do Brasil (ou outro país) para a Europa (MSCA Individual Fellowship / European Fellowship):
    A chamada MSCA IF 2020 tem seu prazo final em 9 de setembro de 2020. Mais detalhes clique aqui.
  2.  ou da Europa para o Brasil (MSCA Individual Fellowship / Global Fellowship): 
    No caso das Global Fellowships, os pesquisadores europeus submetem uma candidatura para uma bolsa junto à instituição da Europa. Dessa forma, a instituição no Brasil será considerada como “partner organisation”. Essa é a possibilidade de trazer pesquisadores sediados na Europa para realizar um pós-doc de até 2 anos no Brasil, integralmente financiados pela UE. 

Também é possível expressar seu interesse em sediar um candidato à uma bolsa IF/GF, publicando uma oferta de acolhimento no portal EURAXESS (consulte o passo a passo aqui).

Tags: Pós-graduação