Inscrições abertas para o Programa Capes/Harvard – Inscrições até 21/03/2016

16/03/2016 08:46

FotorCreated3A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o novo programa em parceria com a Universidade de Harvard (Cambridge, Massachusetts, EUA), que concederá bolsas a candidatos aceitos previamente em escolas ou departamentos da universidade nas modalidades de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas prioritárias do programa Ciência sem Fronteiras (CSF).

As inscrições para admissão nas escolas ou departamentos da Universidade de Harvard deverão ser realizadas pelo interessado diretamente na instituição, de acordo com as regras e procedimentos. Após aprovado no processo seletivo e recomendação por parte da universidade para que o aluno seja incluído no Programa Capes/Harvard, os candidatos deverão se inscrever através do formulário de inscrição online da Capes, de acordo com a modalidade pretendida, para que seja feita a avaliação sobre a concessão da bolsa, a qual poderá ser integral ou parcial, de acordo com o Regulamento Geral do Programa. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de março de 2016.

Para se candidatar, o candidato deve:

• Ser brasileiro ou, no caso de bolsas de pós-doutorado, estrangeiro com visto permanente no Brasil;
  • Residir no Brasil durante todo o processo de seleção ou comprovar vínculo com o país nos casos em que o candidato residir temporariamente no exterior;
  • Possuir formação de acordo com a modalidade desejada;
  • Ter fluência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas, de acordo com os requisitos para a modalidade de bolsa da escola na Universidade de Harvard pretendida;
  • Possuir carta de aceite definitiva da Universidade de Harvard, ou carta condicional quanto à comprovação de sponsorship (autopatrocínio ou patrocínio institucional), ou carta de aceite de um professor da instituição.

Para as modalidades de graduação plena ou graduação sanduíche, o candidato precisa ter obtido a nota mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerando os testes aplicados a partir de 2009 e notas divulgadas até o dia de inscrição. No caso específico de graduação sanduíche, o candidato deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil em cursos das áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras, ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso (comprovado pelo histórico escolar da graduação).

Os demais requisitos podem ser encontrados no regulamento do programa.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site.

Tags: GraduaçãoPós-graduação