[Argentina – online] Candidaturas para bolsas de estudo e inscrições à Escola de Inverno 2025 da Universidade de La Plata, da Argentina (até 18/7/2025)
A Universidad Nacional de La Plata (UNLP), da Argentina, está com as inscrições abertas até 18 de julho de 2025 para sua Escola de Inverno 2025, que disponibilizará uma série de cursos à distância. Via cooperação da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), serão oferecidas duas bolsas de estudo por curso com 100% de isenção para cada universidade-membro da AUGM, como é o caso da UFSC.
Os cursos acontecerão entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro de 2025 na modalidade virtual e tem como público-alvo estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), contemplando também universidades estrangeiras.
Nesta edição serão ofertados os seguintes cursos:
- História da arquitetura argentina e latino-americana – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
- Documentação do patrimônio cultural: técnicas fotônicas, digitalização e diagnóstico – Faculdade de Artes
- Antagonistas microbianos: seu uso como agente de biocontrole para doenças de plantas – Faculdade de Ciências Agrárias e Florestais
- Do problema à solução digital: ferramentas para a inovação – Faculdade de Ciências Econômicas
- A espécie como problema epistemológico: uma perspectiva crítica a partir da biologia evolutiva – Faculdade de Ciências Naturais e Museu
- Saúde, cuidados e desigualdades: abordagens a partir da antropologia e da saúde coletiva – Faculdade de Ciências Naturais e Museu
- Deterioração e proteção de materiais – Faculdade de Engenharia
- Atualização em nanomateriais bidimensionais (grafeno e outros): obtenção, propriedades e aplicações – Faculdade de Engenharia
- De “favallis” à IA generativa: modos de produção cultural e artística no capitalismo cognitivo – Faculdade de Jornalismo e Comunicação Social.
- Trajetórias juvenis e a educação inclusiva: redes de intervenções, precariedade e impacto – Faculdade de Serviço Social.
A iniciativa faz parte do objetivo de favorecer a cooperação e a integração entre as universidades que compõem a AUGM, assim como a internacionalização da educação superior da região. O requisito para participar é que sejam estudantes regulares em cursos de pós-graduação em alguma universidade-membro fora da Argentina.
Para se candidatar à bolsa, os interessados deverão enviar uma cópia de um documento de identidade, uma cópia do diploma de graduação e informar a condição pelo qual realiza a solicitação da bolsa. Caso haja mais de duas candidaturas de uma mesma universidade por curso, o critério adotado será priorizar a diversidade para com a instituição de origem.
Ademais, é possível realizar a inscrição de maneira independente via formulário online, caso o estudante se disponibilize a desembolsar o valor total de $45.000 (quarenta e cinco mil pesos argentinos).
As informações completas podem ser conferidas no site da Universidade Nacional de La Plata e na página de pós-graduação da UNLP.
Dúvidas podem ser enviadas diretamente para o endereço de e-mail escueladeinvierno.unlp@gmail.com .




