Candidaturas abertas para Bolsas de Excelência no Mestrado da Embaixada da França

23/05/2023 09:05

A Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer de maneira sustentável a mobilidade de estudantes no nível de Mestrado, abre inscrições para bolsa parcial voltada aos estudantes de nacionalidade brasileira atualmente residentes no Brasil e já admitidos no segundo ano do Mestrado.

As candidaturas podem ser enviadas até o dia 31 de maio de 2023 às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente através do link. No formulário, os candidatos devem adicionar todos os documentos solicitados (lista completa no edital) unificados em um arquivo PDF com o título “NOME_SOBRENOME_BOLSA MASTER 2”.

Os contemplados contarão com os seguintes benefícios:

• Status de bolsista do governo francês (BGF);
  • Isenção da taxa administrativa do processo pré-consular Campus France Brasil (se ainda não concluído após resultado da bolsa);
  • Isenção da taxa de visto estudante junto ao Consulado da circunscrição (se ainda não concluído após resultado da bolsa);
  • Isenção das taxas de inscrição para a formação do Master 2 em um estabelecimento público de ensino superior e pesquisa que pratique os valores de formação nacionais previsto no Decreto nº 2019-344 e dentro dos critérios do artigo R719-49 do Código de Educação nas instituições sob tutela do Ministério das Relações Exteriores;
  • Apoio financeiro no valor de 470 euros por mês durante 10 meses da contemplação;
  • Pagamento da cobertura da previdência social e da mutuelle étudiant na França durante a estadia;
  • Ajuda na localização de moradia, se solicitado pelo bolsista contemplado;
  • Acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais (exposições, shows, fins de semana e estadias culturais, etc.);
  • Acompanhamento pedagógico e administrativo do bolsista;
  • Filiação à rede France Alumni Brasil. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como por exemplo a Bolsa Eiffel.

Para mais informações sobre: o processo de inscrição, o programa e possíveis dúvidas, acesse aqui.

Tags: Bolsas de EstudoFrançaPós-graduação