Fulbright seleciona brasileiros para iniciativa internacional de estudos sobre a Amazônia

17/10/2022 09:39

Fulbright BrasilAcadêmicos, pesquisadores e profissionais brasileiros em início ou meio de carreira podem concorrer a uma bolsa e integrar uma equipe internacional e multidisciplinar liderada pelos professores Dr. Carlos Valério Aguiar Gomes (Universidade Federal do Pará) e Dr. Jeffrey Hoelle (University of California, Santa Barbara). A oportunidade é oferecida pela Comissão Fulbright no Brasil e o U.S. Department of State, Bureau of Educational and Cultural Affairs (ECA). As inscrições vão até 20 de dezembro de 2022.

Serão fornecidas quatro bolsas para brasileiros participarem de uma rede de colaboração científica e análise de políticas públicas, com o intuito de criar e promover uma rede de colaboração científica sobre questões pan-amazônicas. Ao longo de 18 meses, a Fulbright Amazonia Initiative busca transformar teorias em práticas para tratar de questões de políticas públicas com foco em alguns dos desafios das nações pan-amazônicas:

• Mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
  • Fortalecimento da segurança humana e da saúde ambiental;
  • Bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

No total, serão selecionados até 16 pesquisadores, sendo quatro do Brasil, quatro dos Estados Unidos e oito dos demais países da região amazônica. Além da obrigatoriedade de participação em três sessões plenárias presenciais e uma reunião plenária virtual mensalmente, os selecionados deverão realizar pesquisa de no mínimo seis semanas consecutivas e no máximo três meses em uma instituição de ensino superior, centro de pesquisa ou organização não-governamental nos Estados Unidos.

Confira abaixo os requisitos para candidatos do Brasil:

• Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Residir no Brasil durante o processo de seleção;
  • Acadêmicos, pesquisadores e/ou profissionais afiliados a centros de pesquisas, instituições de ensino superior, instituições públicas ou organizações não-governamentais em nível inicial ou médio de suas carreiras;
  • Possuir experiência acadêmica e/ou profissional e/ou de pesquisa em uma das três áreas temáticas;
  • Doutorado ou equivalência profissional é preferível, mas não obrigatório.
  • Candidatos sem o título de PhD devem possuir o mínimo 5 anos de experiência profissional e/ou com pesquisa na área; Proficiência em inglês a ser comprovada.
  • A proficiência em espanhol é desejada, mas não obrigatória.

Benefícios do programa:

• USD 40.000,00 (quarenta mil dólares americanos) para cobrir as despesas das viagens para as plenárias presenciais, do(s) período(s) de pesquisa nos Estados Unidos, dos materiais de pesquisa e demais gastos para execução do projeto;
  • Os custos de acomodação e alimentação para as três sessões plenárias obrigatórias serão cobertos separadamente;
  • Seguro saúde (ASPE) para período(s) de pesquisa nos Estados Unidos.

Saiba mais:

Tags: Pós-graduaçãoServidores