Chamada de artigos para volume especial da Revista Extensão em Foco com tema agroalimentário

15/06/2022 14:43

Extensão em FocoA REVISTA EXTENSÃO EM FOCO convida profissionais e acadêmicos envolvidos em pesquisas, projetos, programas, eventos e ações extensionistas para submeterem artigos, relatos de experiência ou revisão histórica para compor a edição especial que será publicada em novembro de 2022.

A edição será dedicada aos trabalhos e estudos de extensão desenvolvidos no contexto da área temática que abrange o desenvolvimento sustentável na produção agroalimentar.

Em especial, são convidados os membros do comitê agroalimentário e de suas respectivas Universidades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

A AUGM é uma associação com enfoque multi- e interdisciplinar formada por universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai com os objetivos de fortalecer e consolidar os recursos humanos, a pesquisa científica e tecnológica, a formação contínua e a interação de seus membros com a sociedade.

A publicação busca reunir as experiências e suas repercussões buscando fortalecer as ações de extensão para ampliar a divulgação dos trabalhos realizados nas Universidades que fazem parte da AUGM devido a importância de se produzir uma publicação envolvendo os diferentes atores em prol do desenvolvimento sustentável nos países da Associação.

O texto poderá ser submetido em português ou espanhol e o prazo para envio dos textos vai até o dia 30 de junho de 2022. O envio do manuscrito deverá ocorrer no site da Revista Extensão em foco: https://revistas.ufpr.br/extensao/about/submissions#onlineSubmissions

O manuscrito deverá obrigatoriamente seguir as diretrizes para autores e estar no template da revista, disponíveis no endereço a seguir: https://drive.google.com/file/d/1QQFDQRcmhIz72PeyAZc2xYD0ng1sXbCk/view

Importante: no momento da submissão do trabalho, os autores devem informar em “comentários para o editor” que o artigo refere-se ao edital AUGM.

Assuntos pertinentes para a publicação da edição especial que engloba o desenvolvimento sustentável na produção agroalimentar:

• Produção agropecuárias regionais;
  • Sustentabilidade da cadeia produtiva de carnes;
  • Boas práticas na cadeia produtiva de hortaliças;
  • Plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias;
  • Culturas emergentes como a produção de lúpulo;
  • Desenvolvimento sustentável na produção agroalimentar;
  • Agregação de valor em produtos artesanais como queijos;
  • Manejo ecológico de pragas e doenças na produção agroalimentar;
  • Importância do aumento do consumo e redução de perdas de frutas e legumes;
  • Fortalecimento da agricultura familiar e da bioeconomia;
  • Utilização de resíduos da indústria agroalimentar para o desenvolvimento de biomateriais;
  • Outros assuntos relacionados ao tema principal.

Os artigos serão revisados pelos pares no prazo de até 30 dias úteis após o encerramento das submissões. A publicação do número especial ocorrerá em novembro de 2022.

Mais informações sobre a revista (ISSN 2358-7180) em: https://revistas.ufpr.br/extensao/about

Cronograma:

Atividade Data
Publicação da chamada 20/04/2022
Recebimento dos trabalhos Até 30/06/2022
Avaliação pelos pares às cegas Até 30/07/2022
Retornos aos autores e correções Até 30/08/2022
Editoração 30/09 até 30/10/2022
Publicação Novembro de 2022

Em caso de dúvidas, entre em contato:

Roberta Paulert

Membro do comitê agroalimentário da AUGM representando a UFPR Setor Palotina