HORIZONTE 2020 – O Programa da União Europeia para Pesquisa e Inovação

24/09/2015 10:32

0e68c67a61c24191d17d244a578490d6O programa da União Europeia, Horizonte 2020 (H2020) – o Programa de apoio à Pesquisa, Inovação e Cooperação Internacional – promove a transferência de tecnologia e inovação e sinergias entre a Academia e a Indústria. Perto de 80 bilhões de euros de financiamento, estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020), para além do investimento privado e público nacional, e co-financiamentos disponibilizados pela UE.

 O programa prevê, até o final do ano 2015 e pelos dois anos seguintes 2016-2017 muitos editais que cobrem todas as áreas do conhecimento, incentivando pesquisa e a inovação de forma integrada entre diversos países. No Brasil todas as áreas do conhecimento são abertas a cooperação, abaixo segue algumas consideradas fortemente estratégicas:

  • Pesquisa marinha
  • Segurança alimentar
  • Agricultura sustentável e bioeconomia
  • Energia
  • Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Nanotecnologia
  • Inovação

 Numerosos parceiros brasileiros estão ativamente buscando oportunidades neste contexto, também se baseando sobre fortes redes já existentes a nível de cooperação internacional entre Europa e Brasil em C&T&I.

 A Delegação da União Europeia no Brasil, no intuito de apoiar essas oportunidades de cooperação e aproximação com as agências de fomento, formalizou por meio de uma Carta de Intenção, com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e igualmente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Nesse sentido, também está aberta a ampliar essas aproximações com outras instituições interessadas.

 Para aumentar o conhecimento sobre o Programa Horizonte 2020 e as grandes oportunidades que ele oferece, a Delegação elaborou alguns materiais de disseminação com o intuito alcançar todos os ambientes de pesquisa e inovação que desejam crescer num contexto internacional.

Em momentos de recursos financeiros limitados, tanto na Europa quanto no Brasil,  o caminho da cooperação internacional desempenha um papel crucial na realização de mais resultados, capitalizando recursos, para  identificação de soluções conjuntas capazes de atender desafios globais.

Para mais informações acesse o informativo ou o portal do estudante.

Confira também as regras gerais da participação de brasileiros.

Publicado por: Elisa Teixeira – estagiária SINTER 

Tags: Pós-graduaçãoServidores