Inscrições abertas para os programas Researcher Links, Institutional Links e Researcher Connect do Newton Fund – Inscrições até 27/06/2016

26/04/2016 10:23

logoO Newton Fund, o fundo do governo britânico que visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes abriu as inscrições para três programas (Researcher Links, Institutional Links e Researcher Connect) até dia 27 de junho de 2016.

O Researcher Links visa apoiar a realização de workshops coordenados por dois pesquisadores sêniores, um no Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa nos países parceiros. Será ofertado apoio financeiro no valor de até 42 mil libras esterlinas e os workshops deverão ser ministrados em inglês e ter duração entre 3 e 5 dias. Os workshops selecionados deverão ser realizados até 31 de março de 2017. Há chamadas abertas em Pernambuco e Sergipe, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, e Tocantins. Entre os temas elegíveis estão: Zika Vírus; Energias renováveis; Agricultura; Clima e meio ambiente; Educação; Crescimento econômico inclusivo; Saúde (doenças negligenciadas); água e saneamento; alimentação e nutrição; mudança demográfica; infraestrutura; desastres humanitários; governança; prevenção e recuperação de danos causados pela mineração; entre outros. Há, ainda, uma chamada para a realização de workshops tripartites, entre pesquisadores do Estado de São Paulo, Uruguai e Reino Unido, inaugurando a participação brasileira no Researcher Links trilateral.

O Researcher Connect consiste em uma série de pequenos módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica cujo foco dos cursos é o desenvolvimento de habilidades em comunicação a serem utilizadas por pesquisadores em contextos internacionais e multiculturais. Os cursos, que são ministrados em inglês, têm duração de 3 dias e serão realizados na instituição selecionada, no Brasil, entre 01 de agosto de 2016 e 01 de março de 2017. Os candidatos elegíveis para realizar uma edição dos cursos do Researcher Connect em sua instituição são representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos e programas de pós-graduação. Esta chamada contempla os seguintes Estados: Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Sergipe e Tocantins e Santa Catarina. Cada candidato deverá submeter uma proposta por instituição para que esta sedie um curso para treinar 20 pesquisadores em qualquer disciplina ou área multidisciplinar. O processo de seleção estará focado no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

Por último, o British Council, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Scnheider Electric lançam o Institutional Links, que aceitará propostas para atividades de cooperação entre instituições brasileiras (o que inclui workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio). A chamada aberta irá financiar uma parceria na área de desenvolvimento sustentável em comunidades ribeirinhas isoladas da Amazônia entre instituições amazonenses e britânicas de ensino superior ou pesquisa. Serão selecionadas duas propostas, as quais receberão apoio financeiro de até 60 mil libras esterlinas. Cada proposta terá acesso a até três bolsas de mestrado e três bolsas de graduação e deverá considerar trabalho de campo de até um mês em comunidades selecionadas.

As inscrições devem ser realizadas até dia 27 de junho de 2016

Para mais informações sobre os programas, clique aqui.