Chamada de trabalhos para o 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e para o 1st International Symposium on Qualitative Research – Submissão de trabalhos até 13/03/2016

23/02/2016 11:33

Congresso IberoA comissão organizadora do Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016) e do 1st International Symposium on Qualitative Research (ISQR2016) abre o período de submissão de trabalhos para os eventos, que acontecerão em Porto (Portugal), entre os dias 12, 13 e 14 de julho de 2016. Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, sendo estes artigos científicos originais que abordem novas perspectivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais.

Os trabalhos podem ser submetidos nos seguintes campos:

  1. Investigação Qualitativa na Saúde (ênfase nos processos de investigação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Geriatria, Gerontologia, Psicologia, etc.);
  2. Investigação Qualitativa na Educação (ênfase nos processos de Investigação nas diversas áreas do Ensino Superior, Ensino básico, Avaliação, Currículo, Didáticas, Ensino de Ciências, Línguas, História, Tecnologia, etc.);
  3. Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais (ênfase nos processos de Investigação nas áreas da Comunicação, Artes, Linguística, Sociologia, Antropologia, Administração, Marketing, Gestão e Economia, etc.);
  4. Investigação Qualitativa na Engenharia e Tecnologia (ênfase nas metodologias de suporte baseadas em computador e no software para investigação qualitativa e na investigação qualitativa nas áreas da Engenharia e Tecnologia, Sistemas de Informação e Educação em Engenharia).

As temáticas são divididas em:

A) Fundamentos

  1. Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa (estudos teóricos, reflexão crítica sobres as dimensões epistemológicas, ontológicas e axiológicas)
  2. Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas (revisão da literatura, integração de resultados, agregação de estudos, meta-análise, meta-análise qualitativa, meta-síntese, meta-etnografia)
  3. Investigação Qualitativa e Métodos Mistos (ênfase em processos de investigação que se apoiem em metodologias mistas mas com prioridade às abordagens qualitativas)

B) Operacionalização

  1. Tipologias de Análise de Dados (análise de conteúdo, análise do discurso, análise temática, análise de narrativas, etc.)
  2. Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados (desenho de análise, articulação e triangulação de diversos fontes de dados – imagens, áudios, vídeos)
  3. Investigação Qualitativa em Contexto Web (eResearch, etnografia virtual, análise de interações, corpus latent na internet, etc.)
  4. Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico (estudos de usabilidade, user experience, impacto do software na qualidade de investigação e da análise)

Seguem os prazos do evento:

  • Submissão de artigos: até 13 de março 2016;
  • Notificação aos autores: até 24 de abril 2016;
  • Submissão dos textos definitivos para publicação: até 8 de maio 2016;
  • Submissão de vídeos: até 30 de maio de 2016;
  • Inscrição: até 8 de maio 2016.

Para mais informações sobre o Congresso, acesse o link.