Empresas e pesquisadores de Santa Catarina poderão realizar intercâmbio e cooperação com a União Europeia

23/09/2014 15:39

workshop-fotovoltaico-brasil-união-europeiaUma Delegação da União Europeia no Brasil, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), promoverá o workshop Tour of Brazil: oportunidades de intercâmbio e cooperação entre União Europeia e Santa Catarina, no dia 9 de outubro, em Florianópolis, destinado a empresários e pesquisadores catarinenses interessados em realizar intercâmbio e projetos de cooperação com instituições da Europa. O evento acontecerá no auditório da FAPESC/Incubadora Celta, no Parque Tecnológico ALFA – Rodovia SC 401, Km 01. A participação é aberta ao público interessado..

O encontro tem como objetivo apresentar o novo Programa de Pesquisa da União Europeia – Horizonte 2020 – à comunidade científica e empresas inovadoras de Santa Catarina e contará com a presença da Embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, com o Chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Piero Venturi, representantes das Embaixadas dos Países Membros da UE, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), Lúcia Dellagnello, do Presidente da FAPESC, Sérgio Gargioni, e representantes de universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e entidades empresariais do Estado.

O evento, com início às 8h30, será estruturado em duas sessões: 1) uma sessão (manhã) com apresentação de Estados-Membros e da Comissão Europeia programas de promoção da cooperação em matéria de inovação; e 2) uma sessão (à tarde) de encontros entre os representantes/líderes europeus (embaixadas europeias, a delegação da UE no Brasil, B.Bice +, Euraxess), agentes da inovação brasileiras, empresários e pesquisadores.

O evento em Santa Catarina, a exemplo de outros seminários em vários estados do Brasil, é um esforço conjunto entre a UE e governos estaduais com interesse específico na promoção e da visibilidade da pesquisa europeia e do potencial da cooperação UE-Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação. A coordenação geral é da Delegação da UE em Brasília, com o apoio do projecto financiado pela UE BBICE +. Tem apoio institucional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

O Horizonte 2020 é o programa quadro para pesquisa e desenvolvimento tecnológico e a principal ferramenta de financiamento de que a União Europeia dispõe para financiar a pesquisa e a inovação na Europa. Seu principal desafio é o de estabilizar o sistema financeiro e econômico ao tomar medidas para criar oportunidades econômicas. Cabe lembrar que o Programa é aberto à participação mundial por meio de consórcios e dispõe de um orçamento de 80 bilhões de Euros ao longo dos seus sete anos de duração (2013 a 2020). Suas principais prioridades são: a) Excelência científica; b) Liderança Industrial e; c) Desafios Sociais.

Clique aqui para obter informações sobre o programa Horizonte 2020.

Tags: Pós-graduaçãoServidores